quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Efeitos secundários

O João Torres (aka lowrider) tem um blog novo...
O último post alertou-me para o facto de que com a boa intenção de sensibilizar o povo para questões importantes acabam por se cometer outros tipos de erros... também eles graves...

Eu concordo com o vídeo, para mim tourada (e body-slamming...) só na cama. Mas eu não vi nenhuma senhora apanhar uma pedra e atirar... eu sei que os homens são capazes de ter melhor pontaria que as mulheres mas mesmo assim...

Outro exemplo é o da campanha da Abraço com o Pêpê Rapazote a fazer de anjo, que come todas as mulheres inocentes que apanha... será que o anjo é homem porque os homens têm mais jeito para voar!? Vou crer que os "criativos" que fizeram este spot se basearam na estatística relativa aos pilotos de avião masculinos Vs. femininos...

Ainda outro exemplo para o qual alguém com quem eu fui ver o filme Wall-e me chamou à atenção. Porque é que no filme a humanidade é representada por caucasianos gordos e não por humanos gordos de várias (para não dizer todas) raças?

É que estas coisas são quase subliminares, se não estivermos atentos...
Assim se vão moldando e condiconando as mentes, recalcando alguns preconceitos e criando outros... Mais ou menos como os medicamentos... que têm um efeito principal mas infelizmente também alguns efeitos secundários...

P.S. - Para não parecer tudo mau, o Pêpê Rapazote também fez uma campanha relativa à violência doméstica. Este é um exemplo com o qual concordo. Mas ele nos outdoors não tem lá muito ar de quem bate... parece até que é ele que apanha da mulher... ai que lá se vai a minha teoria por água abaixo...

2 comentários:

Rik disse...

Post interessante mister :D

Anónimo disse...

Vou ali decidir que gostava de dar ou de apanhar do Pepe... :P