quinta-feira, 27 de maio de 2010

2 in 2...

Dois concertos em dois dias.

O primeiro, dos The XX, foi muito muito bom. Certamente dos melhores concertos que vi e vou ver este ano (N.B.- o ano passado escrevi algo parecido com isto... relativamente ao concerto dos Elysian Fields... e eles só foram superados, mesmo no final, pelo Patrick Watson).

Começaram com a Intro (do álbum) e as suas sombras a serem projectadas na tela ao ritmo da música.

A voz grave e belíssima da Romy marcou a noite... ao vivo, a voz soa ainda melhor...
A ligação entre o Oliver e a Romy foi perfeita... andam bandas uma vida inteira a tocar e nem chegam perto desta harmonia... e estes putos conseguem... A mãozinha do Jamie esteve também sempre presente.
Demonstraram que realmente a música se faz de som e de silêncio...
O ambiente sonoro e visual que criaram transportou-me para outros lugares... lembrei-me dos Cocteau Twins...
Não senti a falta da Baria...
A Aula Magna estava esgotadíssima... e com toda a gente que lá estava parecia que ia ser mais a Sauna Magna... mas felizmente ligaram o ar condicionado e o concerto acabou por ser quente só a nível emocional... :)
São putos novos mas artisticamente falando têm ideias certas... o maior desafio será obviamente o álbum que se segue...

Uma canção apenas no encore chegou para mim... saí completamente satisfeito... têm um reportório limitado ao único álbum e neste concerto não fazia mesmo sentido nenhum estar a repetir canções...


Aqui fica a cover que tocaram... com o Jamie a trocar as drums machines pelo timbalão e pela tarola.




O segundo, dos Grizzly Bear, foi bom.

Quase todas as canções que tocaram foram de Veckatimest.
A lenga-lenga passada na Radar de que perdê-los (ao vivo) agora seria como viver adormecido é tão só e apenas uma lenga-lenga... são bons sim senhor, mas não exageremos, ok?
O concerto valeu também pela companhia.

3 comentários:

Mário Sá disse...

Caro Ricky, para os Grizzly Bear confesso que não tenho pachorra!!! Já tentei, mas não me entra!!! Em relação aos XX tem-me surpreendido verdadeiramente... Eu próprio já falei com esteve lá na 3ª feira e disseram-me maravilhas... Quanto ao resto, conto contigo na Marjão dia 1 Jun., ok?

Tangerina disse...

Em relação ao concerto dos The XX já sabes que concordo contigo. :) Qt a Grizzly Bear infelizmente não me calhou nenhum bilhete no sapatinho. Mas sei q eles vêm cá ao super bock e quem sabe não tenho sorte nessa altura. Lisboa está minada de concertos bons todos os dias e é tão bom! lol

RedPill disse...

Marocas, tb acho que existe um hype exagerado à volta dos Grizzly. Eles deram um concerto normal/convencional... já Os Xis Xis... on the contrary, o hype é justificado. E sim, deram um grande concerto.

Tangerina, já percebi que tens pais natais que te dão prendas fora de época... ;) O SB vai ter mt coisa boa, e a praia por perto... Até agora os concertos muitos bons a que assisti foram do Vinicio Capossela e dos The XX... vamos ver o que acontece até ao final do ano...